
Psicomotricidade & Fisioterapia
AUTISMO E A PSICOMOTRICIDADE

A criança autista apresenta dificuldades em algumas áreas:
Área Social: a criança autista tem dificuldade em relacionar-se, pois para ela é difícil interagir. Sendo assim ela não consegue se relacionar através do contato visual ou através de expressões faciais, muitas vezes tem aversão ao toque e podem isolar-se. O autista tem dificuldade para entender o pensamento e a reação de outras pessoas e também de compartilhar sentimentos.
Psicomotricista para autista
Área de Comunicação e Linguagem: o autista tem dificuldade para iniciar uma conversa e mantê-la. Sua linguagem geralmente é repetitiva e estereotipada e é caracterizada por falta de verbalização.
Psicomotricidade Autista
Área do Comportamento e Pensamento: a perturbação nessa área é causada pela rigidez de comportamento e pensamento na criança autista. Podemos citar também um comportamento ritualista e por várias vezes obsessivo. Sua capacidade de “fantasiar” também é prejudicada e podemos notar isso pela sua dificuldade em iniciar uma atividade lúdica.
Austismo
No Autismo, dentre ás várias abordagens da Psicomotricidade, uma delas visa trabalhar o Esquema Corporal, fazendo com que a criança passe a ter consciência do seu próprio corpo e das várias formas de se expressar através dele, aprendendo desta forma a ter controle sobre esse corpo. Quando incentivamos a criança descobrir o próprio movimento, estamos permitindo que ela tenha uma melhor relação com o meio em que vive e com as pessoas ao seu redor.
Autitsta
Psicomotricidade no autismo